Você sofre para passear com seu cachorro e não sabe mais o que fazer? Então estas 5 regras são para você! Elas prometem ajudar a acabar com o sufoco na hora do passeio. Confira:
- Antes dos passeios na rua, faça com que o cão não associe mais a coleira com o êxtase de passear. Para isso, Leonardo Ogata, da Tudo de Cão, ensina que colocar o acessório no pescoço do pet e deixá-lo dentro de casa é a melhor solução.
- É muito importante que seu cão aprenda a ficar ao seu lado. Ele deve saber que andar à sua frente ou atrás de você não é adequado. Para isso, tenha paciência ao demonstrar a forma correta e dê petiscos durante o andar.
- Se o seu cão foge quando você abre a porta de casa, crie o hábito de, sempre que colocar a mão na maçaneta, dizer a palavra “não” de forma firme. Com esse comando a saída deverá acontecer de forma contida.
- Não encurte a guia: é muito comum que os donos prendam os cãesencurtando a guia, pois acham que dessa forma ele obedecerá às ordens. Saiba que esse é o pior modo de segurar um cachorro. O ideal é que a guia fique folgada.
- Para cães que têm o costume de correr à frente do dono, recomenda-se usar uma coleira estilo peitoral presa na parte da frente - e não nas costas, como de costume. Assim, o pet não andará apressado.