Assim como os humanos, os pássaros também sentem frio e calor. Saiba mais!
Não é raro se deparar com aves dentro de poças d’água em dias decalor. Mas será que esses animais estão mesmo "se refrescando"? De acordo com Tânia Negreiros, veterinária de aves e animais silvestres, esses banhos são comuns e os pássaros, assim como os humanos, sentem frio e calor. "A temperatura ideal para eles está na mesma faixa da que nos agrada. Assim, climas extremos também os afetam", afirma.
Animais homeotermos como os mamíferos, ou seja, que mantêm a temperatura do organismo constante, tendem a ficar no fundo das gaiolas quando os termômetros estão baixos e, se sobem no poleiro, podem apresentar desequilíbrio e respiração difícil. Já no calor, ficam ofegantes e com as asas abertas.
Para aliviar esses quadros, os donos precisam se precaver, como explica Tânia: "Para o frio, conserve agaiola coberta e em local fechado. Em temperaturas elevadas, é melhor deixá-la na sombra e com água disponível para beber e tomar banho."
Manter o pet confortável é essencial para que ele não adoeça em climas intensos, que podem causar hipertermia e problema respiratório.
A primeira surge em épocas quentes, com a elevação da temperatura corporal, já o segundo, resulta do ar frio e com baixa umidade. Ambos, se não tratados, podem levar à morte.
A temperatura ideal para manter uma ave de clima tropical varia entre 18 e 25° C.
Fonte: Tânia Negreiros, médica veterinária de aves e animais exóticos, responsável pelo Parque Ecológico Itabirito (MG) e membro da Comissão de Animais Selvagens do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais.
http://revistameupet.com.br/outros-animais/mito-ou-verdade/3241/