Os sintomas se dão de formas diferentes. A veterinária e coordenadora dos cursos da área veterinária do Instituto Cimas, Anna Carolina B. E. Maria, listou os diferentes sinais da doença em cada caso. Confira!
- PIF efusiva:
Presença de líquido altamente proteico em tórax e abdômen, letargia (inconsciência profunda), falta de apetite, perda de peso, febre, mucosas pálidas ou amareladas e em alguns casos pode ocorrer comprometimento ocular e do sistema nervoso central.
- PIF não efusiva:
Aqui, há granulomas (nódulos inflamatórios) nos órgãos. Os sinais clínicos irão variar de acordo com o órgão afetado. Os principais são rins, fígados e intestinos.
No geral, os animais apresentam falta de apetite, perda de peso e sinais oculares, tais como uveíte, irite, hemorragias e hipertensão e sinais nervosos, tais como perda de movimentos, falta de coordenação, nistagmos, cegueira, entre outros.
“O período de incubação da doença PIF é indeterminado podendo ser de semanas a meses, levando os animais a óbito, em média, dois meses após o início dos sinais”, completa a veterinária.