Algumas lembranças da infância nunca morrem…
Lembro-me muito bem de quando meu pai e eu fomos a uma dessas lojas de animais e saímos com algumas bolsas plásticas cheias d’água e de peixes. Montar o aquário pela primeira vez foi uma experiência muito especial para aquela menina de seus seis, sete anos que eu era… Uma alegria só!
Já peixes…
Contudo, com o passar das semanas, as manhãs traziam surpresas tristonhas, quando eu encontrava um daqueles frágeis peixes boiando de barriga para cima na superfície da água. Como a responsabilidade de cuidar deles era minha, nem sempre as coisas saíam como deveriam!
Cuidar de peixes é relativamente fácil. Alguns cuidados podem garantir que o peixinho viva por mais tempo. Veja a seguir:
Providencie espaço suficiente
Você deve calcular 20 litros de água para cada peixe dourado, portanto use um tanque em vez do tradicional aquário redondo.
Mantenha a água limpa
Os peixes dourados nadam em seus próprios dejetos, e a água poluída pode deixá-los doentes. Até traços de amônia da urina podem ser mortais para eles.
- Use uma rede pequena para recolher dejetos ou restos de comida.
- A cada duas semanas, troque um terço da água por água tratada, na mesma temperatura da que está no tanque.
- Compre um sifão para aspirar a sujeira que fica no fundo. Todos os equipamentos usados dentro do aquário devem estar limpos.
- Adicione plantas ao aquário. Plantas vivas oxigenam a água, enquanto as de plástico atraem algas, uma fonte de alimento adicional para os peixes. Elas também tornam o ambiente mais interessante.
Alimente-os bem
Compre ração especial para peixinhos dourados em lojas de animais ou supermercados.
- Não os alimente demais; a comida que sobrar vai apodrecer na água.
- Se você tiver que se ausentar por mais de dois dias, peça a alguém que alimente os peixes.
E você? Já teve um aquário? Conte sua experiência pra gente!
Fonte: http://blog.selecoes.com.br/peixes-de-estimacao-dicas-para-manter-seu-peixinho-saudavel/