Existem tantas opções no mercado entre rações especiais para cada tipo de raça, tamanho, idade, pets castrados ou com alergia que realmente fica difícil escolher a mais indicada. Mas o primeiro passo é compreender que as diferenças dos tipos de alimentos não estão apenas na embalagem. “Alimentos econômicos, Premium e Super Premium variam normalmente em termos de níveis de garantia e em suas propriedades funcionais e esse é o primeiro ponto. Todos são completos e balanceados, com os nutrientes que os pets precisam para se manterem saudáveis”, explica Laís Alarça, veterinária da Hercosul Alimentos.
Os alimentos econômicos estão no nível de garantia adequado para a manutenção saudável dos nutrientes do seu pet, enquanto os Premium e Super premium possuem níveis de garantia um pouco mais elevados. O que acontece é que os alimentos Premium e Super Premium, por exemplo, investem mais em tecnologia e trazem na fórmula ingredientes funcionais que auxiliam no controle do tártaro, beleza da pelagem, entre outros.
Segundo a veterinária, outro ponto essencial é escolher um produto voltado para a idade do pet, como no caso de filhotes (até 12 meses) que precisam crescer fortes e saudáveis e dos idosos que têm uma dificuldade maior de mastigar e digerir alimentos. Além de comprar um alimento específico para o porte do seu cão já que os de grande porte precisam de um reforço nas articulações, o que não é extremamente essencial para cães de porte pequeno.