Envie-nos um email -begue@rhassil.com.br. || Webmail

Animais podem pegar doença transmitida pelo Aedes aegypti

Date: abril 4, 2016 Author: rhassil Category: Sem categoria

Nem mesmo os animais escapam do Aedes aegypti, mosquito conhecido por ser causador de doençascomo dengue e zika vírus. Nos bichinhos, a doença é chamada de dirofilariose.

Ela ocorre como um ciclo. Primeiro, os mosquitos fêmeas precisam picar um gato ou cachorro já contaminado com a doença. Ao sugar o sangue do animal, o mosquito ingere microfilárias – primeiras larvas – que depois irá ganhar mais força e potencial para infecção.

“Quando esse mosquito picar um animal sadio, as larvas migram para seu corpo, sendo que estas seguem até a artéria pulmonar e o coração do pet, onde irão se desenvolver até o estado adulto. Nesse período, de cerca de seis meses, os parasitas podem alcançar até 25 cm de comprimento”, afirma o Dr. Jonimar Paiva, Professor de Clínica Médica de Animais de Companhia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

O diagnóstico é feito a partir da consulta veterinária, além de exames específicos para a doença. “Coleta de sangue, exames sorológicos, exames radiológicos de tórax, eletrocardiograma e ecocardiograma, bem como, análises da função renal e hepática, auxiliam ao clínico a compreender o grau de comprometimento orgânico do animal em função da doença”, comenta Jonimar Paiva.

 

Tratamento

Infelizmente, o remédio para tratamento dos vermes já adultos recomendado pela Sociedade Americana do Verme do Coração (American Heartworm Society) ainda não está disponível no Brasil.

Por isso, o único modo é a prevenção! Além dos cuidados básicos com água parada, existe um remédio preventivo à doença, que interrompe o ciclo de vida dos parasitas. Geralmente são remédios relacionados a ações contra pulgas, vermes intestinais e sarnas.

Sintomas

Os vermes da dirofilariose obstruem os vasos sanguíneos e causam insuficiência cardíaca nos pets.

- Indisposição

- Tosse

- Perda de peso

- Falta de ar

- Barriga d’água

- Desmaios

- Hemorragias

Fonte: http://revistameupet.com.br/higiene-e-cuidados/aedes-aegypti/3223/

41 99893-4332
Oi! Estou entrando em contato pelo site, pode me ajudar?
fale conosco pelo
WhatsApp
WEB