Envie-nos um email -begue@rhassil.com.br. || Webmail

Cachorro com medo de passear na rua: o que fazer?

Date: fevereiro 13, 2017 Author: rhassil Category: Sem categoria

Medo, timidez e falta de sociabilização. Essas são algumas das causas mais comuns que fazem com que o cachorro tenha medo de passear na rua. Muitos tutores se perguntam o que fazer nesses casos. A adestradora da equipe Cão Cidadão, Karina Pongracz, explica que alguns treinos e muita paciência podem ajudar – quando o problema for comportamental (e não algo relacionado à saúde do pet).

Márcio Waldman, médico veterinário e fundador da Petlove, comenta: “o ideal seria que, após as vacinações iniciais do filhote, os donos começassem a sair com o pet de guia e coleira por um período curto, várias vezes por semana e ir aumentando a duração do passeio”. Mas, como fazer isso?

Para a adestradora, quando o caso não é muito extremo, aumentar os estímulos e oferecer petiscos especiais que só serão dados na hora do passeio – para o cão associar aquele momento como algo bom – pode ser o ponto chave para a solução do problema.

Confira agora as dicas que a especialista da Cão Cidadão deu sobre treinamentos com reforço positivo que vão te ajudar:

- Leve o pet para dar uma volta de carro em locais diferentes. No início dos treinamentos é recomendado que as voltinhas sejam em lugares calmos.

- Caso o cão se esconda assim que vê a guia, a dica é comprar uma nova, pois já existem várias associações negativas que foram relacionadas àquela antiga.

- Associe a rua como algo positivo, com petiscos, carinhos e brincadeiras na hora do passeio. Comece recompensando-o a cada vez que ele olhar de forma tranquila para a rua. Passe a recompensá-lo, também, a cada aproximação que ele der em direção à guia, quando tocá-la ou cheirá-la. Assim, ele vai entender que isso é uma forma de ganhar o que deseja.

- Coloque e tire a guia várias vezes, mas ainda não saia de casa. E sempre presenteie o animal pelo bom comportamento.

- Ensine pequenos treinos e comandos, como “senta”, “dá a pata” e “deita”.

- O próximo passo é dar pequenas voltas dentro de casa. Depois, fique na frente do portão e, assim que passar uma pessoa, um carro, uma bicicleta, e o animal apresentar uma boa atitude, recompense-o. Vá em horários mais calmos.

- Quando o cão já estiver bem à vontade, experimente dar alguns passos em direção à rua, da maneira mais divertida possível. Aumente aos poucos a distância.

- Coloque diversão no passeio: petiscos diferenciados, a bolinha predileta dele ou, ainda, promova um encontro na rua com alguém da família que ele goste muito.

Isso tudo irá ajudar o cão a perder esse medo. Lembre-se que paciência e tranquilidade são essenciais. Coloque também uma coleira com placa de identificação no bichinho (com nome e telefone do tutor).

Fonte: http://revistameupet.com.br/treinamento-e-brincadeiras/cachorro-com-medo-de-passear-na-rua-o-que-fazer/3653/#

41 99893-4332
Oi! Estou entrando em contato pelo site, pode me ajudar?