Envie-nos um email -begue@rhassil.com.br. || Webmail

Doenças causadas pela obesidade canina

Date: agosto 30, 2016 Author: rhassil Category: Sem categoria

A saúde está ligada diretamente a uma alimentação adequada, por isso doenças nutricionais como a obesidade devem receber cuidados especiais. Os cães obesos estão suscetíveis ao desenvolvimento de diversos problemas de saúde que aparecem em função do excesso de peso.  Aobesidade canina é caracterizada quando o animal apresenta a partir de 15% acima do peso considerado ideal para a raça e idade do animal.

 

É comum que os primeiros sinais de que o excesso de peso está prejudicando a qualidade de vida do cão, sejam os problemas relacionados à coluna vertebral e articulações que ficam sobrecarregadas. As raças de cães que possuem coluna alongada como Beagle, Dachshund, Poodle, Lhasa Apso, Coker Spaniel e Basset podem desenvolver problemas ainda mais graves na coluna vertebral causados pelo sobrepeso.

 

A displasia coxofemoral é uma doença articular degenerativa comum em cães de grande porte e obesos. Tal problema causa muita dor e tem como principal sintoma a claudicação, ou seja, o cachorro começa a mancar. A dificuldade para andar é um fator que agrava a obesidade, pois o animal não consegue praticar atividades físicas, que são importantes para a queima de gordura e perda de peso.

 

Os problemas respiratórios também são recorrentes, pois os pulmões passam a ter menos espaço para se expandir, em função da gordura que comprime os órgãos. Este quadro faz com que o cão fique ofegante e cansado mesmo sem estar se movimentando.

 

Além destes problemas de saúde, a obesidade em cães também pode levar ao desenvolvimento de doenças ósseas, cardíacas, circulatórias, pancreatite, prisão de ventre, diabetes canina e doenças hepáticas. O tratamento para todas estas enfermidades deve ser feito em conjunto com os cuidados para estimular a perda de peso.

Fonte: http://www.equilibriototalalimentos.com.br/vida-equilibrada/saude/doencas-causadas-pela-obesidade-canina.html

41 99893-4332
Oi! Estou entrando em contato pelo site, pode me ajudar?
fale conosco pelo
WhatsApp
WEB