Envie-nos um email -begue@rhassil.com.br. || Webmail

Por que os animais não podem comer chocolate?

Date: março 13, 2017 Author: rhassil Category: Sem categoria

Texto Luana Zanolini

Não é novidade nenhuma que chocolate para animais é proibido e faz mal. O que muita gente não sabe é que o assunto é sério! “O animal intoxicado pode apresentar gastroenterite, com sintomas como vômito e diarreia. Pode ter arritmia, hipertermia e em casos mais graves, convulsões e até morte”, alerta a veterinária Bruna Ferreira.

Por isso, vamos te mostrar todos os motivos pelos quais chocolate para pet não pode, ainda mais nessa páscoa. Resista ao olhar de pidão dos seus peludos!

- “O grande problema dos pets comerem chocolate é uma substância chamada teobromina, que está em uma quantidade muito maior que a cafeína”, explica Fernanda Lunardi Del Claro, médica veterinária da empresa petitos.

- Além disso, também contêm lipídios (gorduras) e carboidratos, todos elementos tóxicos aos bichinhos, podendo causar intoxicações sérias.

- “A concentração desses componentes varia de produto para produto. No chocolate branco, por exemplo, a concentração de teobromina é menor do que no chocolate preto, e maior no vamargo, pois quanto mais concentrado for o alimento, maior teor de metilxantina”, comenta Bruna Ferreira, pós-graduada em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais.

- O chocolate pode provocar várias consequências ruins aos bichinhos, como diarreia e pancreatite grave. Isso se dá ao alto teor de gordura do alimento. O professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade Anhanguera de São Paulo, Rodrigo Casemiro Monteiro, explica: “o sistema digestório dos pets não está adaptado para digerir uma grande quantidade de gordura de uma só vez”.

- Diarreia, vômito, tremores, taquicardia ou bradicardia, febre, respiração acelerada, convulsão e coma são consequências da ingestão do doce. Além disso, em casos mais graves, podem acarretar em hemorragia intestinal.

- “As manifestações clínicas podem surgir em um período de 6 a 12 horas após a ingestão de chocolate, em alguns casos por até 3 dias”, alerta Fernanda.

- Não há tratamento específico para a intoxicação por chocolate. Mas, caso a ingestão tenha sido recente (até 3 horas) induza o pet ao vômito! E não esqueça que fazer a fluidoterapia é importante, garantindo assim a correção dos eletrólitos e também a reidratação do animal.

- E atenção! O tamanho do animal também pode interferir na gravidade do problema. Bruna explica: “animais menores tendem a se intoxicar com maior facilidade e menor quantidade. A intoxicação ocorre em miligramas por quilo, pois a dose para a intoxicação varia de 100 a 150 mg/kg, já uma dose letal varia de 200 a 250 mg/kg”.

Fonte: http://revistameupet.uol.com.br/alimentacao/por-que-os-animais-nao-podem-comer-chocolate/3218/

41 99893-4332
Oi! Estou entrando em contato pelo site, pode me ajudar?
fale conosco pelo
WhatsApp
WEB