Normalmente as primeiras noites de um animal na casa, especialmente cães novos, são relativamente traumáticas, pois a falta que eles sentem da sua mãe peluda e dos irmãos da mesma ninhada é intensa.
E esse sentimento de “perda” dos seus familiares é verbalizado por meio da vocalização (choro)! Há uma série de cuidados nesses primeiros dias, tais como: colocar um bicho de pelúcia próximo ao filhote (eles associam com a mãe e se acalmam), ligar uma música calmante (o que chamamos de musicoterapia) e aquecê-los como se estivessem com a família.
Uma opção complementar para amenizar esse problema é fazer uso de terapias naturais, como a aromaterapia, que trabalha as emoções com óleos essenciais – estes são muito bem absorvidos pelo organismo animal por meio do olfato, sentido mais apurado dos pets (o cão, por exemplo, tem olfato cerca de dez vezes melhor que o do homem).
Aí vai uma dica das essências: misture gotas de capim-limão e de lavanda e água em um recipiente de vidro âmbar (aquele pote marrom) e coloque em um difusor elétrico (para espalhar o aroma no ar). Essas fragrâncias ajudarão a deixá-los mais tranquilos.