Envie-nos um email -begue@rhassil.com.br. || Webmail

Saiba tudo sobre a ativa e fofa chinchila

Date: novembro 1, 2015 Author: rhassil Category: Sem categoria

Com o seu jeito tranquilo e independente e ao mesmo tempo amável e ativo, as chinchilas têm conquistado cada vez mais o seu espaço entre os pets. Herbívoros, esses roedores de coloração acinzentada costumam viver até dez anos em cativeiro e são capazes de criar um forte vínculo com seus donos.

Ficou animado e quer levá-lo para casa? Saiba que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) classifica o animal como doméstico e, por isso, não há nenhuma restrição em relação à criação ou venda. A única coisa imprescindível é a posse responsável, por isso, só escolha a chinchila depois de ponderar com consciência e saber todos os detalhes essenciais para o seu bem-estar.

Interação especial

chinchila é um animal de estimação, logo, requer, sim, a sua atenção, mesmo que não do modo tradicional, com carinhos e afagos. Essa espécie adora estar no mesmo ambiente que o dono e se sentir querida, por isso, crie o hábito de “conversar” com o pet num tom calmo e amável. Mas não tente pegá-lo no colo! “São animais agitados que adoram pular ou correr quando estão fora da gaiola. Por isso que é difícil mantê-los calmos e deitados no nosso colo”, desmistifica Flavia Agostini, veterinária especializada em animais exóticos, do Pet Center Marginal/Petz. Contudo, se for preciso segurá-lo, apoie suas patas dianteiras e traseiras na palma da mão para que sinta segurança.

Cardápio diferenciado

Quando o assunto é alimentação, os tutores devem tomar bastante cuidado, já que o animal possui um aparelho digestivo muito delicado e não consegue digerir totalmente alguns alimentos. Para preservar a saúde e suprir todas as vitaminas e minerais que ele precisa, os veterinários indicam as rações peletizadas, na forma de pellets (pequenos bastões), alfafa e muita água fresca como dieta essencial. É possível ainda oferecer snacks como maçã, pera e banana.

Lar doce lar

Segundo a especialista Flavia, a gaiola ideal deve ter dois atributos indispensáveis para garantir o bem-estar das fofas chinchilas: ser aconchegante e espaçosa – para que elas possam se movimentar e fazer exercícios físicos. Em nome do conforto, o local deve ter, pelo menos, 35 x 55 x 70 cm (largura, comprimento e altura), além de ser forrado com serragem ou areia higiênica adequada para roedores. Outro requisito é incluir uma rampa, rede ou toca (todas de madeira de pínus, e não de tela) para que o animal possa descansar. Se você optar por ter mais de uma chinchila, nunca deixe no mesmo espaço dois machos. A melhor estratégia é manter um animal sozinho ou um casal, mas tome cuidado com o aumento de membros na família.

Autolimpante

Não precisa levar no pet shop ou dar banho em casa, as chinchilas – assim como os gatos – são capazes de fazer a própria higiene! “Esses animais tomam banho de uma forma diferente do habitual. Todos os dias, se limpam em uma caixa com pó de mármore ou bicarbonato de cálcio para manter seus pelos asseados e sedosos”, conta Flavia. Esse pó ajuda a absorver a umidade e a gordura dos pelos do roedor, e por isso ele não costuma exalar odores.

Cuidados essenciais

Fora a atenção com a gaiola e alimentação, os criadores precisam cumprir um checklist rigoroso, principalmente quando o assunto é a saúde deles: “Levar uma vez por ano a um médico veterinário especializado em manejo de animais exóticos para realizar exames físicos, de fezes e sangue é fundamental”, recomenda Flavia. Quanto ao clima, as chinchilas não aguentam temperaturas acima de 28º C , por isso, aposte em ventiladores no calor. Além disso, é importante criar o hábito de soltar o animal de vez em quando, pois a espécie adora correr e explorar o ambiente. Outro fator essencial são os dentes do pet, já que não param de crescer e, se não forem desgastados corretamente, precisam ser lixados e tratados para que não desenvolvam transtornos mais sérios, como a deficiência de cálcio, que causa problemas na mastigação.

Fonte: http://revistameupet.com.br/outros-animais/curiosidades/2609/

41 99893-4332
Oi! Estou entrando em contato pelo site, pode me ajudar?
fale conosco pelo
WhatsApp
WEB